O Lar dos Sonhos, localizado em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foi gravemente afetado pelas chuvas recentes, que destruíram boa parte de sua estrutura.
A maioria dos 112 cães e 25 gatos que vivem no local, têm algum tipo de deficiência ou necessidade especial.
“Cerca de 80% dos nossos cães e gatos sofrem com doenças como leishmaniose, problemas cardíacos e renais, epilepsia e até cegueira”, explica Rosalina Nunes, responsável pelo abrigo.
Essas condições tornam o cuidado diário ainda mais desafiador e dificultam a adoção, já que muitos interessados desistem por conta dos custos com medicamentos e cuidados contínuos.
Danos causados pela enxurrada
As fortes chuvas que atingiram o abrigo não só alagaram as instalações como também comprometeram as casinhas dos animaisdestruíram camas, rações e medicamentos essenciais para o tratamento dos pets.
Rosalina explica que o problema começou quando um trator desvio o curso da água da chuva, agravando a situação a cada nova tempestade.
Agora, além de lidar com os estragos, ela enfrenta dificuldades para manter os animais em segurança, já que algumas telas ficaram comprometidas, aumentando o risco de fuga.
Pets com deficiência e abandono
Além das dificuldades de adoção, muitos dos animais acolhidos chegaram ao abrigo após abandono ou maus-tratos e, por isso, precisam de atenção redobrada para superar traumas e viver com dignidade.
Como ajudar o Lar dos Sonhos
Diante dessa situação, Rosalina pede ajuda para reerguer o abrigo e continuar cuidando dos animais. É possível contribuir com doações de rações, medicamentos, produtos de limpeza e materiais de construção para reparar os danos causados pelas chuvas. Quem preferir, também pode doar via Pix pelo número (65) 99201-5006.
As contribuições podem ser entregues na Agropecuária Pantanal, localizada na Avenida Alzira Santana, no Centro de Várzea Grande.
Além dos estragos causados pela enchente, o abrigo enfrenta dificuldades financeiras frequentes, já que não recebe apoio de órgãos públicos ou ONGs. Rosalina conta com a ajuda de apenas quatro mensalistas e doações esporádicas para manter o espaço funcionando.
Cada contribuição, por menor que pareça, pode fazer uma enorme diferença na vida dos animais do Lar dos Sonhos.