UM presidente do Podemos, deputada federal Renata Abreuafirmou em entrevista ao Amarelas On Airde VEJA, que o partido vai lançar um candidato próprio para disputar as eleições presidenciais em 2026, mas que o nome ainda não foi definido. A parlamentar acredita que os quadros de centro que existem atualmente no cenário político do Brasil ainda não são capazes de furar a polarização entre o presidente Lula e o ex-presidente Bolsonaro.
“Eu falo que o perfil do centro é meio sem graça. Os perfis que têm hoje no centro são meio sem graça e é necessário encontrar um perfil que tenha esse diálogo e esse respeito, mas que toque no coração das pessoas que tenha um tchan a mais, tenha uma história que fale com os brasileiros. A conexão pode ser ou no discurso, ou no carisma, ou na história, ou na competência ou na capacidade”.
Abreu comemorou também o desempenho do partido nas eleições municipais que, segundo ela, focou mais em “qualidade do que quantidade” e destacou o número de vereadores eleitos que chegou a 2 mil, quase 700 a mais, comparado ao último pleito. Por outro lado, a sigla elegeu 129 prefeitos, uma queda de 93% em relação a 2020, amargando o 12 lugar entre todas as legendas.
A presidente do Podemos também falou sobre a expectativa para as eleições no Congresso, as recentes crises geradas entre Legislativo e Judiciário em relação as emendas parlamentares e o papel das mulheres na política.
Veja a entrevista na íntegra.