Uma semana depois de ser confirmado como novo ministro da Secomo publicitário baiano Sidônio Palmeira vai tomar posse no cargo na manhã desta terça-feira, em uma cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto com a participação do presidente Lulamarcada para as 11h. Ele foi o marqueteiro da campanha do petista em 2022.
Substituído por Sidônio, o futuro ex-ministro Paulo Pimenta retornou a Brasília na noite desta segunda após alguns dias de descanso para estar no evento e fazer um discurso de despedida. Na sequência, o petista, que é deputado federal licenciado, retomará suas férias.
Na próxima segunda-feira, ele deverá ter uma conversa com Lula para definir seu futuro, em outro posto no governo ou de volta à Câmara.
Até a noite desta segunda, não se sabia se o presidente também falará no evento. Às 9h, ele receberá Sidônio e o jornalista Laércio Portela, escolhido pelo novo ministro para substituir José Chrispiniano na Secretaria de Imprensa da Secom — que passará por uma série de mudanças na nova gestão.
Atual secretário de Comunicação Institucional da pasta, Portela foi ministro interino entre maio e setembro, quando Pimenta comandou a Secretaria Extraordinária a Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.
Em meio à passagem de bastão na Secom, o presidente Lula tem tratado de trocas em outros ministérios, que segundo o chefe da Casa Civil, Rui Costa, devem ser realizadas até a reunião ministerial do próximo dia 21. Nos próximos dias, ele deverá conversar novamente com o ministro da Defesa, José Múcio, que já sinalizou a vontade de deixar o cargo.