A colheita da soja 2024/25 no estado de Mato Grosso avançou para 0,7% da área plantada até o dia 10 de janeiro, conforme dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Este percentual é um leve avanço em comparação à semana anterior, quando a colheita alcançava 0,06%. No mesmo período de 2024, a colheita atingia 6,46% da área.
Não é Brasil
Embora a colheita da soja no Brasil ainda esteja em estágios iniciais, o progresso é moderado, já que a maior parte das lavouras está aguardando o ponto ideal de maturação para ser colhida. Além de Mato Grosso, outros estados produtores, como São Paulo e Paraná, registram percentuais de colheita ainda baixos, com destaque para a Bahia, que apresentou 1% da área colhida até o início de janeiro.
O desempenho da colheita em Mato Grosso, um dos maiores produtores de soja do país, está dentro das expectativas, considerando o ciclo de maturação das lavouras e as condições climáticas do início de 2025. A tendência é que o ritmo de colheita acelere nas próximas semanas, conforme as condições de clima e a evolução das lavouras.