A mudança climática na segunda-feira (7) foi apenas um aperitivo para o sul-mato-grossense. Isso porque o frio vai se intensificar ainda mais nesta terça-feira (8), acompanhado das chuvas, que poderão provocar nova diminuição nas temperaturas, podendo até que algumas cidades, principalmente o sul, registrem sensações térmicas abaixo de zero.
É esperado que nesta terça, existem muitas nuvens – algumas delas carregadas e crie condições para chuvas em várias regiões, ocasionado uma pequena amplitude térmica devido ao avanço do ar frio que se instala em praticamente todas as regiões de Mato Grosso do Sul.
Para o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a condição de muita nebulosidade favorece ainda
mais a sensação de frio no estado. A tendência é que o clima mude ainda mais na quinta-feira (11), quando chega outra frente fria, que contará também com intenso transporte de umidade e reforçará a instabilidade no tempo.
Assim, o Cemtec fez o prognóstico das temperaturas para os próximos dias.
Estão previstas temperaturas mínimas de 6°C e máximas entre 17°C para as regiões sul, sudoeste, leste e sudeste. Pontualmente, podem ocorrer valores abaixo dos 5°C.
Na região pantaneira, a previsão indica uma trégua das altas temperaturas e do tempo extremamente seco que vem sendo observado no bioma. Existe probabilidade para a ocorrência de chuvas na região, principalmente entre os dias 08 a 11 de julho. No município de Corumbá, as temperaturas mínimas serão de 11°C e máximas de 15°C.
Em Campo Grande, são esperadas mínimas de 10°C e máximas de 15°C.
Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.