A 3ª onda de calor do ano, que estava prevista apenas para algumas cidades de Mato Grosso do Sul, agora vai atingir todo o estado, de acordo com a ClimaTempo. De acordo com os meteorologistas, as temperaturas ficarão acima da média até 24 de fevereiro.
O calorão vai fazer com que as temperaturas fiquem até 7°C acima da média. Algumas regiões poderão sofrer com chuvas isoladas. Em poucos dias, esta já é a 3ª onda de calor a atingir Mato Grosso do Sul.
Os especialistas explicam que o início da onda de calor não ocorre de forma homogênea em todas as regiões. Algumas áreas aquecem mais rápido do que outras, influenciadas pela geografia local e pelas diferenças climáticas regionais.
No entanto, ao longo da próxima semana, a tendência é de uma elevação mais generalizada das temperaturas em todas as áreas afetadas.
Onda de calor – como se preparar

Para evitar problemas de saúde devido às altas temperaturas, médicos recomendam que a população beba muita água, evitar exposição direta ao sol e utilizar roupas leves, além da aplicação constante do protetor solar a cada duas horas.
Para hidratação, não é recomendado a ingestão de bebidas alcoólicas e cafeína, uma vez que isso causa desidratação no corpo. É orientado sucos naturais, água e vitaminas. No caso da pele, utilize creme hidratante e, para as narinas, soro fisiológico. Para os olhos pode ser utilizado colírios.
Quanto aos ambientes, é recomendado que as janelas e portas fiquem abertas para a circulação do ar e a utilização de cortinas para reduzir a entrada de calor.
No caso das atividades físicas, evitar a prática entre às 10h e 16h e a hidratação antes, durante e depois. Com relação aos banhos, é orientado o uso da água fria.