InícioClima Tempo3ª onda de calor atinge MS nesta semana

3ª onda de calor atinge MS nesta semana

No auge do verão, Mato Grosso do Sul vai ser atingido pela 3ª onda de calor do ano, apesar de ser apenas o segundo mês de 2025. De acordo com os meteorologistas, as temperaturas ficarão acima da média a partir do dia 12 de fevereiro, seguindo até 21 de fevereiro.

Onda de calor deve atingir parte do Brasil nos próximos dias (Foto: ClimaTempo)

Especialistas da ClimaTempo destacaram ao Primeira Página que os próximos dias serão de calor extremo. O fenômeno vai ocorrer já que o estado será atingido pela circulação de ar quente quente, com predomínio de insolação solar e ventos quentes soprando de norte/noroeste.

Por não haver avanço de nenhuma massa de ar fria nos próximos dias, as temperaturas permanecerão elevadas, principalmente nas cidades do centro-sul do estado, onde a média ficará acima de 5 a 7°C do que o normal.

Nas demais regiões, a média poderá variar entre 3 a 5°C acima do normal. Apesar disso, todo o estado deve enfrentar o calorão e a população se preparar para dias muito quentes.

Onda de calor – como se preparar

Para evitar problemas de saúde devido às altas temperaturas, médicos recomendam que a população beba muita água, evitar exposição direta ao sol e utilizar roupas leves, além da aplicação constante do protetor solar a cada duas horas.

Para hidratação, não é recomendado a ingestão de bebidas alcoólicas e cafeína, uma vez que isso causa desidratação no corpo. É orientado sucos naturais, água e vitaminas. No caso da pele, utilize creme hidratante e, para as narinas, soro fisiológico. Para os olhos pode ser utilizado colírios.

Quanto aos ambientes, é recomendado que as janelas e portas fiquem abertas para a circulação do ar e a utilização de cortinas para reduzir a entrada de calor.

No caso das atividades físicas, evitar a prática entre às 10h e 16h e a hidratação antes, durante e depois. Com relação aos banhos, é orientado o uso da água fria.

3ª do ano

Essa não é a primeira vez no ano que os sul-mato-grossenses estão sofrendo com as altas temperaturas. Entre os dias 15 e 19 de janeiro, o Primeira Página divulgou diversas cidades que atingiram temperaturas acima dos 40°C, como foi o caso de Porto Murtinho, que registrou 40,7°C. À época, o município liderou, junto de Amambai, como as cidades mais quentes do Brasil no dia.

Já no dia 02 de fevereiro, o fenômeno voltou a se fazer presente nas cidades, deixando os termômetros também acima dos 40°C, principalmente nas regiões sudoeste, noroeste e central do estado.

Fale com a Total 40 Graus Notícias!

Tem algo para nos contar? Faça sua denúncia, mande seu flagrante ou sugira uma pauta!

Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99161-8810. O sigilo é garantido por lei.

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais: InstagramFacebookYouTubeTikTok @threads

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Deve ler

spot_img